DOURO, PEDAÇO VIRIL DE BELEZA...

MIGUEL TORGA

O Rio Douro é a alma e o coração desta região.


Considerado indomável durante décadas, devido às suas fortes correntes, curvas fechadas e fluxos violentos, é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião (Sierra de Urbión), a 2.080 metros de altitude e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. Tem 927 km de comprimento e é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica.


O seu curso marcou a história da região, pois as suas águas banham o Vale do Douro, onde se cultivam as uvas colhidas para o Vinho do Porto, tradicionalmente transportado através do rio.


Em 14 de dezembro de 2001, a UNESCO incluiu a Região Vinhateira do Alto Douro na lista dos locais que são Património da Humanidade, na categoria de paisagem cultural.


O Rio Douro é agora um lugar tranquilo e paradisíaco onde a natureza, a paisagem, o artesanato, a gastronomia, mas sobretudo o eno-turismo singular atrai anualmente milhares de visitantes, traduzindo um grande impacto na economia local. O Rio Douro continua a ser o motor desta região.